O Bull Terrier Miniatura possui uma aparência característica semelhante à do Bull Terrier com exceção do tamanho, em que os adultos medem menos de 36cm e pesam entre 11-15kg. É um cão musculoso, com uma aparência forte e uma cabeça oval. A pelagem curta pode surgir em diversas cores combinadas, nomeadamente branca, preta, malhada, vermelha, fulvo e tricolor. Consulte o estalão da raça para obter mais informações.
- Cão adequando para donos com alguma experiência
- Necessário algum treino
- Gosta de passeios com alguma atividade
- Gosta de dar passeios de uma hora por dia
- Cão médio
- Cão que se baba pouco
- Requer tratamento do pelo uma vez por semana
- É indiferente
- Cão conversador e vocal
- Cão de guarda. Ladra e alerta para situações de perigo
- Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
- Pode precisar de treino antes de viver com crianças
Características
Esperança Média de Vida: | 12–14 anos |
Peso em Adulto: | 11-15kg |
Altura: | 36cm |
Cores: | Cores combinadas, nomeadamente branca, preta, malhada, vermelha, fulvo e tricolor |
Porte: | Pequeno |
Personalidade
Conhecidos pela sua afinidade com pessoas, o Bull Terrier Miniatura está repleto de diversão e de espírito, apesar de poder ser teimoso se não for incentivado adequadamente. Pode ser mais pequeno que o seu homólogo, mas este cão corajoso e enérgico não o sabe! É um cão grande num corpo pequeno – e não será intimidado por cães maiores se for confrontado. É importante uma socialização precoce e minuciosa, assim como o treino com a trela, uma vez que adora puxar!
História e Origem
Exemplares pequenos do Bull Terrier foram seletivamente criados a partir do início do século XIX para produzir a raça de cão Bull Terrier Miniatura, um cão utilizado para caçar ratos e como cão de companhia. Porém, o “Bully” maior teve mais popularidade e o declínio no interesse dos exemplares no mais pequenos no início do século XX resultou no facto de terem sido retirados do registo de raças do clube de canicultura em 1918. Felizmente, entusiastas dedicados mantiveram a raça viva e fundaram um clube em 1938.
Saúde e Problemas Comuns
O Bull Terrier tem uma forte probabilidade de sofrer de surdez, principalmente os exemplares de pelagem branca. Recomenda-se fazer exames ainda em cachorro para determinar ou excluir qualquer problema de audição. Também é propenso a inflamações cutâneas, doenças cardíacas e renais hereditárias.
Exercício
Precisam de uma hora de exercício físico por dia, apesar de o Bull Terrier Miniatura ter capacidade para mais.
Nutrição
A dieta do seu cão exige um bom equilíbrio entre os principais grupos nutricionais, incluindo um fornecimento constante de água limpa. Verifique regularmente o seu estado físico para garantir que o seu cão está saudável e lembre-se de o alimentar, no mínimo, duas vezes por dia e em conformidade com as orientações da sua alimentação específica.
Cuidado
A pelagem curta tem uma textura áspera e lustrosa. Presença de subpelo mais macio nos meses de inverno. O cuidado com a pelagem é mínimo – basta escová-la, no máximo, uma vez por semana. Contudo, quando o pelo muda deverá aumentar a sua frequência para duas ou três vezes por semana para retirar o pelo morto e impedir que este se espalhe pela alcatifa, roupa e mobília!
Comportamento
Podem ser de porte pequeno, mas nunca ninguém lhes disse isso! Estes cães, dotados de uma elevada personalidade e muitas vezes barulhentos, são excelentes companheiros para quem gosta de um cão extremamente divertido, explorador, escavador, de raciocínio rápido e enérgico. Apesar do seu tamanho, necessitam de muito exercício e incentivos, como também de um espaço onde eles possam esfarrapar, rasgar, puxar e roer. A convivência com o gato de família requer um treino para esse efeito, contudo a convivência com felinos estranhos ou animais pequenos peludos nem sempre é bem-vinda.