O Bull Terrier é um cão musculoso, de estatura robusta e um peito largo. Tem uma cabeça comprida, forte, oval com um focinho aquilino. A cor mais habitual nesta raça é branca, com uma mancha de cor na cabeça ou, por vezes, no dorso. Podem também ser pretos, malhados, vermelhos, fulvos ou tricolores. Os adultos medem cerca de 45cm e pesam à volta de 33kg.
- Cão adequando para donos experientes
- Necessário muito treino
- Gosta de passeios com alguma atividade
- Gosta de dar passeios de uma hora por dia
- Cão médio
- Cão que se baba pouco
- Requer tratamento do pelo uma vez por semana
- É indiferente
- Cão pouco vocal
- Cão de guarda. Ladra e alerta para situações de perigo
- Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
- Cão perfeito para famílias
Características
Esperança Média de Vida: | 12–14 anos |
Peso em Adulto: | 33kg |
Altura: | 45cm |
Cores: | Cor mais branca, com uma mancha de cor na cabeça, pretos, malhados, vermelhos, fulvos ou tricolores |
Porte: | Médio |
Personalidade
Os Bull Terriers são cães amigáveis com um sentido de humor aparentemente maravilhoso. Podem ser obstinados e não são ideais para donos inexperientes. São geralmente tranquilos, mas é de realçar que estes cães foram criados inicialmente como cães de luta e poderão reagir com um comportamento inadequado se forem desafiados. Contudo, não tomarão a iniciativa nesse sentido. São cães muito carinhosos e adoram companhia, portanto não é boa ideia deixá-los sozinhos por longos períodos de tempo uma vez que, com as suas mandíbulas fortes, podem causar muitos estragos se entrarem em monotonia.
História e Origem
Produto de um cruzamento entre um Bulldog e um Terrier. Este cão foi criado para lutar até à morte no desporto sangrento de luta contra touros. Atualmente são dos cães mais populares em Inglaterra e já provaram que são excelentes cães de guarda. O Bull Terrier Standard e o Bull Terrier Miniatura já existem há tanto como como o Bull Terrier Standard, e ambos os padrões foram reconhecidos como raças distintas pelo clube de canicultura inglês em 1939.
Saúde e Problemas Comuns
O Bull Terrier tem uma forte probabilidade de sofrer de surdez, principalmente os de pelagem branca. É importante fazer exames ainda em cachorro para determinar se existe algum problema de audição. Também são propensos a inflamações cutâneas, doenças cardíacas e renais hereditárias.
Exercício
Os Bull Terriers têm um temperamento muito ativo e por isso necessitam de muito exercício físico como correr e treinos ao ar livre. Recomenda-se uma hora de exercício diário ou mais!
Nutrição
A dieta do seu cão exige um bom equilíbrio entre os principais grupos nutricionais, incluindo um fornecimento constante de água limpa. Verifique regularmente o seu estado físico para garantir que o seu cão está saudável e lembre-se de o alimentar, no mínimo, duas vezes por dia e em conformidade com as orientações da sua alimentação específica.
Cuidado
O Bull Terrier é uma raça fácil de cuidar. A sua pelagem curta poderá ser cuidada com uma luva de borracha adequada para o efeito uma vez por semana para retirar o pelo morto.
Comportamento
Podem ser de porte pequeno, mas nunca ninguém lhes disse isso! Estes cães, dotados de uma elevada personalidade e muitas vezes barulhentos, são excelentes companheiros para quem gosta de um cão extremamente divertido, explorador, escavador, de raciocínio rápido e enérgico. Apesar do seu tamanho, necessitam de muito exercício e incentivos, como também de um espaço onde eles possam esfarrapar, rasgar, puxar e roer. A convivência com o gato de família requer um treino para esse efeito, contudo a convivência com felinos estranhos ou animais pequenos peludos nem sempre é bem-vinda.