O Bobtail Japonês apresenta uma silhueta elegante e uma estrutura muscular bem desenvolvida. A cabeça é bem desenhada, com grandes orelhas eretas e olhos grandes e redondos, com uma inclinação pronunciada. A cauda, em posição normal, só se estende cerca de 5 a 8cm. Quando o gato está relaxado a cauda fica voltada para cima. O pelo na cauda é geralmente mais espesso e mais comprido do que noutras partes do corpo e cresce em todas as direções, gerando um efeito de um pompom ou uma cauda de coelho. Os Bobtails Japoneses podem ter pelo longo ou curto. A pelagem é macia e acetinada e apresenta várias cores. A cor mais procurada no Japão é a tricolor, ou tartaruga e branca (conhecida como Mi-ke), uma mistura de preto, vermelho e branco, que simboliza sorte – esta gama de cores encontra-se apenas nas fêmeas.
O que necessita saber:
- Brincalhão e curioso
- Sociável e dependente
- Muito comunicativo
- Gato magro e elegante
- Requer que o pêlo seja tratado uma vez por semana
- Precisa de algum espaço exterior
- Pode precisar de familiarização antes de viver com crianças
Personalidade
O Bobtail Japonês é um gato amistoso, inteligente e dócil com os outros animais e com o ser humano. Alguns gatos têm a capacidade para aprender novas habilidades e necessitam de estar ocupados e de atividades para extravasar a sua energia. É uma raça bastante comunicativa.
História e Origem
País de Origem: Japão
A característica exclusiva do Bobtail Japonês é a sua cauda. Quando o gato está relaxado e natural a cauda parece a de um coelho, mas pode desenrolar-se até um comprimento de cerca de 10 a 12cm. No Japão, a raça remonta ao século VIII, mas só foi vista fora do Japão em 1960, quando os Bobtails Japoneses de pelo curto foram introduzidos na América. O Bobtail Japonês estabeleceu um grupo de fãs na América, sendo agora uma raça reconhecida e participa frequentemente em exposições nos EUA. A população desta raça no Reino Unido é escassa.
Saúde e Problemas Comuns